LIVRO DIDÁTICO PNLD






PROJETO: PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO .

“Cantinho da leitura”











Corumbá/MS

2018




1.         JUSTIFICATIVA
            Diante da ação desenvolvida pela Secretaria de Educação que segue logo abaixo, estamos de acordo e cumpriremos com louvor o que se pede e o que se faz necessário.
              Considerando a Resolução/FNDE nº 42, de 28 de agosto de 2012 que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a Educação Básica, Art. 8º, Alínea III, letra “d”, sobre as competências da secretaria em “realizar o remanejamento de livros didáticos nas escolas de sua rede e também junto a outras redes ou localidades” e Alínea IV, letra “g” sobre as competências das escolas participantes em “promover ações eficazes para garantir a conservação e a devolução dos livros didáticos reutilizáveis pelos alunos, inclusive mediante campanhas de conscientização da comunidade escolar”, a Coordenadoria de Tecnologia Educacional Lança O Projeto: Preservação, Conservação e Devolução do Livro Didático nas Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
              O referido projeto visa implantar, nas unidades escolares desta rede, ações e atividades com o objetivo de sensibilizar o aluno da importância da conservação, da preservação e da valorização do Livro Didático (LD) sob sua guarda, exercendo a plena cidadania e o senso de responsabilidade, bem como conscientizar os alunos de que ao cuidar do livro de um ano para o subsequente, outras crianças terão também a oportunidade de participar do processo de ensino e de aprendizagem com este recurso pedagógico.




2.         OBJETIVOS

2.1 GERAL
2.1.1 Despertar a consciência em toda a comunidade escolar de que o LD é patrimônio público e instrumento de ensino e de aprendizagem, com vida útil de três anos e por isso precisa ser preservado e devolvido em nossa escola em bom estado de conservação, no ano subsequente ao uso até que possa ser descartado, doado ou reaproveitado. 

2.2 ESPECÍFICOS:
2.2.1 Conscientizar o aluno do valor do LD para adquirir conhecimento e crescimento cultural e pessoal.
2.2.2 Reconhecer o valor econômico do LD e os custos para os cofres públicos.
2.2.3 Conscientizar o aluno da importância da devolução do LD em condições de uso.
2.2.4 Desenvolver habilidade e utilizar técnicas de conservação para que o LD tenha uma durabilidade maior.
2.2.5 Promover conscientização, de preservação e de devolução do LD, por meio de campanhas, cartazes impressos e virtuais, vídeos e animações, entre outros.

3.         METODOLOGIA

              O projeto que visa conscientizar o aluno da importância e necessidade de cuidar do LD será desenvolvido nas escolas envolvendo os diversos sujeitos da comunidade escolar. Para isso é necessário uma postura integralizada dos conhecimentos, alicerçada no diálogo e na colaboração e fundamentada na pesquisa dando significado aos conteúdos escolares.
              As atividades previstas serão realizadas com a cooperação de várias disciplinas, pois acreditamos que a base para um processo de ensino e de aprendizagem mais dinâmico e interessante está na relação entre os conteúdos das várias áreas do conhecimento.
              Assim o projeto será interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas, professores,coordenação e direção desta unidade escolar.


Metodologia:
·         Levar o aluno a pensar sobre o uso do LD e sua importância para a aprendizagem.
·         De onde vem o LD, quem produz quem compra quem distribui, enfim, o caminho percorrido por este material didático até chegar à escola; Assistiremos a um vídeo sobre a importância da leitura e dos cuidados com o livro. ( Ensino Fundamental: “A menina que sabia ler” “os três porquinhos” “ Chapeuzinho vermelho”
·         Os alunos do E.Fundamental irão ler alguns clássicos, que o corpo docente e discente de nossa escola trarão emprestados de suas residências, e alguns que já temos disponíveis na escola.
·         Será realizado um teatro na culminância onde os professores, direção e coordenação serão envolvidas, isso desde o início do projeto.
Para os anos E.Médio: Filme: “A menina que roubava livros” –em seguida falarei juntamente com o professor sobre a importância e os cuidados. Os alunos do E.Médio confeccionarão um portfólio e um vídeo com paródias referente aos cuidados e importância com o LD.
            Como ocorrem a conservação e a preservação do LD na minha escola.
Em parceria com o PROGETEC da unidade escolar, iremos promover campanhas de conscientização, de preservação e de devolução do LD, por meio de, vídeos e cartazes de conscientização.
              Explicar o valor monetário por exemplar e o custo total por modalidade atendida.
                        Lançar desafios para despertar a criatividade dos alunos na produção de um vídeo falando sobre a importância e os cuidados com o LD.
Criar na sala de aula “Cantinho da leitura” cuide de seu livro ! campanha de divulgação para que em casa sala de aula seja criada o ‘Cantinho da leitura”.


4.         CULMINÂNCIA

     A culminância do projeto será a apresentação à comunidade escolar, por meio de vídeos,paródias,dramatização sobre os livros e histórias lidos,
Divulgação do vídeo e portfólio elaborado pelos alunos do E.Médio;
Teatro sobre os vídeos vistos na Sala de Tecnologia, e livros que leram de literaturas infantis (E.Fundamental: 1º ao 9º ano) adquirido pelos professores, e até mesmo os livros que os alunos já possuem.
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5.         AVALIAÇÃO

              Os alunos serão avaliados pelo empenho, interesse e participação nas atividades propostas, bem como pela mudança de comportamento ao devolver os LD em tempo hábil e em condições de reuso.



6.         PÚBLICO ENVOLVIDO

1-     NTEs
2-     UNIDADES ESCOLARES
        - Gestores
        - Progetecs
        - Gestores de biblioteca
        - Professores
        - Alunos
        - Pais




7.         RESULTADOS ESPERADOS

Mudar o comportamento da comunidade escolar quanto à adequada utilização, preservação, conservação e devolução do LD.



Elaboração:
Antonio Cesar Coelho Assad
Noelha Maria de Souza Novaes
Luciene Batista dos Santos
Paulo Cesar de Souza
Progetec


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