PROJETO: PRESERVAÇÃO,
CONSERVAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO .
“Cantinho da leitura”
Corumbá/MS
2018
1.
JUSTIFICATIVA
Diante da ação desenvolvida pela
Secretaria de Educação que segue logo abaixo, estamos de acordo e cumpriremos
com louvor o que se pede e o que se faz necessário.
Considerando a Resolução/FNDE
nº 42, de 28 de agosto de 2012 que dispõe sobre o Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD) para a Educação Básica, Art. 8º, Alínea III,
letra “d”, sobre as competências da secretaria em “realizar o remanejamento de
livros didáticos nas escolas de sua rede e também junto a outras redes ou
localidades” e Alínea IV, letra “g” sobre as competências das escolas
participantes em “promover ações eficazes para garantir a conservação e a
devolução dos livros didáticos reutilizáveis pelos alunos, inclusive mediante
campanhas de conscientização da comunidade escolar”, a Coordenadoria de
Tecnologia Educacional Lança O Projeto: Preservação, Conservação e
Devolução do Livro Didático nas Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato
Grosso do Sul.
O referido projeto visa implantar,
nas unidades escolares desta rede, ações e atividades com o objetivo de
sensibilizar o aluno da importância da conservação, da preservação e da
valorização do Livro Didático (LD) sob sua guarda, exercendo a plena cidadania
e o senso de responsabilidade, bem como conscientizar os alunos de que ao
cuidar do livro de um ano para o subsequente, outras crianças terão também a
oportunidade de participar do processo de ensino e de aprendizagem com este
recurso pedagógico.
2.
OBJETIVOS
2.1
GERAL
2.1.1
Despertar a consciência em toda
a comunidade escolar de que o LD é patrimônio público e instrumento de ensino e
de aprendizagem, com vida útil de três anos e por isso precisa ser preservado e
devolvido em nossa escola em bom estado de conservação, no ano subsequente ao
uso até que possa ser descartado, doado ou reaproveitado.
2.2
ESPECÍFICOS:
2.2.1
Conscientizar o aluno do valor do LD para adquirir conhecimento e crescimento
cultural e pessoal.
2.2.2
Reconhecer o valor econômico do LD e os custos para os cofres públicos.
2.2.3 Conscientizar
o aluno da importância da devolução do LD em condições de uso.
2.2.4 Desenvolver
habilidade e utilizar técnicas de conservação para que o LD tenha uma
durabilidade maior.
2.2.5
Promover conscientização, de preservação e de devolução do LD, por meio de
campanhas, cartazes impressos e virtuais, vídeos e animações, entre outros.
3.
METODOLOGIA
O projeto que visa conscientizar o
aluno da importância e necessidade de cuidar do LD será desenvolvido nas
escolas envolvendo os diversos sujeitos da comunidade escolar. Para isso é
necessário uma postura integralizada dos conhecimentos, alicerçada no diálogo e
na colaboração e fundamentada na pesquisa dando significado aos conteúdos
escolares.
As atividades previstas serão
realizadas com a cooperação de várias disciplinas, pois acreditamos que a base
para um processo de ensino e de aprendizagem mais dinâmico e interessante está
na relação entre os conteúdos das várias áreas do conhecimento.
Assim o projeto será
interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas, professores,coordenação e
direção desta unidade escolar.
Metodologia:
·
Levar o aluno a pensar sobre o uso do LD e
sua importância para a aprendizagem.
·
De onde vem o LD, quem produz quem compra
quem distribui, enfim, o caminho percorrido por este material didático até
chegar à escola; Assistiremos a um vídeo sobre a importância da leitura e dos
cuidados com o livro. ( Ensino Fundamental: “A menina que sabia ler” “os três
porquinhos” “ Chapeuzinho vermelho”
·
Os alunos do E.Fundamental irão ler alguns
clássicos, que o corpo docente e discente de nossa escola trarão emprestados de
suas residências, e alguns que já temos disponíveis na escola.
·
Será realizado um teatro na culminância onde
os professores, direção e coordenação serão envolvidas, isso desde o início do
projeto.
Para
os anos E.Médio: Filme: “A menina que roubava livros” –em seguida falarei
juntamente com o professor sobre a importância e os cuidados. Os alunos do
E.Médio confeccionarão um portfólio e um vídeo com paródias referente aos
cuidados e importância com o LD.
Como
ocorrem a conservação e a preservação do LD na minha escola.
Em parceria com o PROGETEC da unidade escolar, iremos promover campanhas de
conscientização, de preservação e de devolução do LD, por meio de, vídeos e
cartazes de conscientização.
Explicar o valor monetário por
exemplar e o custo total por modalidade atendida.
Lançar desafios para
despertar a criatividade dos alunos na produção de um vídeo falando sobre a importância
e os cuidados com o LD.
Criar
na sala de aula “Cantinho da leitura”
cuide de seu livro ! campanha de divulgação para que em casa sala de aula seja
criada o ‘Cantinho da leitura”.
4.
CULMINÂNCIA
A culminância do
projeto será a apresentação à comunidade escolar, por meio de vídeos,paródias,dramatização sobre os livros e
histórias lidos,
Divulgação
do vídeo e portfólio elaborado pelos alunos do E.Médio;
Teatro
sobre os vídeos vistos na Sala de Tecnologia, e livros que leram de literaturas
infantis (E.Fundamental: 1º ao 9º ano) adquirido pelos professores, e até mesmo
os livros que os alunos já possuem.
.
5.
AVALIAÇÃO
Os
alunos serão avaliados pelo empenho, interesse e participação nas atividades
propostas, bem como pela mudança de comportamento ao devolver os LD em tempo
hábil e em condições de reuso.
6.
PÚBLICO
ENVOLVIDO
1- NTEs
2- UNIDADES
ESCOLARES
- Gestores
- Progetecs
- Gestores de biblioteca
- Professores
- Alunos
- Pais
7.
RESULTADOS
ESPERADOS
Mudar o comportamento da comunidade escolar
quanto à adequada utilização, preservação, conservação e devolução do LD.
Elaboração:
Antonio Cesar Coelho Assad
Noelha Maria de Souza Novaes
Luciene Batista dos Santos
Paulo Cesar de
Souza
Progetec
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