PLANO DE AÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ESCOLA ESTADUAL OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA

PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL DO PROGETEC: ELAINE CORVALAN




CORUMBÁ-MS
2018

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Coordenadoria Regional de Educação
1.2 Núcleo de Tecnologia Educacional
1.3 Instituição: ESCOLA ESTADUAL OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA
1.4 Endereço: Rua: Major Gama S/Nº  Bairro: Popular Velha, Corumbá-MS, CEP.: 79331-010
1.4 Diretor(a) Adjunto(a):Noelha Maria de Souza Novaes
1.5 Secretário (a): Ruth Maria Nunes da Silva
1.6 Autoria: Elaine Corvalan
1.7 Data: 20 de março de 2.017.

2. DIAGNÓSTICO
A Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva está localizada na Rua Major Gama S/Nº / telefone: 3231-6730 Bairro Popular Velha. Área de fácil acesso e sem risco para a saúde e o bem estar do educando. O prédio é próprio e possui uma construção específica para escola.  Apresenta condições satisfatórias de circulação, segurança e salubridade.
A escola está inserida num bairro central e residencial da cidade e atende crianças, jovens e adultos oriundas dos bairros mais próximos (popular velha, popular nova, Aeroporto, nossa senhora de Fátima, Cristo Redentor, Vitória Régia, Cravo Vermelho,) vindos até da cidade de Puerto Suarez – Bolívia; na maioria das vezes são famílias de baixa renda.
As crianças, jovens e adultos desta comunidade são constituídas predominantemente por filhos de trabalhadores e a maior parte de nossos alunos reside nos bairros próximos à escola, tendo as seguintes características:
      A idade dos pais predomina entre os 20 e 70 anos;
     As famílias têm escolaridade entre a 2ª (ano) e 9ª (nono) séries do Ensino Fundamental, algumas cursaram Ensino Médio e Ensino Superior;
     Em relação à religião, predomina a católica;
     Os pais trabalham como autônomos funcionários públicos e empresas privadas;
     As mães, em sua maioria são domésticas;
     São famílias com 3 ou mais de 5 filhos.
      Devido as diferenças de características étnicas e culturais, a comunidade escolar está centrada na pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes e valores a serem trabalhados com todos os educandos.
       A escola desenvolve em seus projetos pedagógicos a diversidade de valores e crenças, oriundas das suas raízes, pois o município é uma cidade fronteiriça.
Atualmente, estamos atendendo a outro segmento da sociedade, principalmente àquele das pessoas que saíram da escola há muito tempo e lutam por um espaço no mundo do trabalho. Isso sugere novas demandas para a formação profissional.  
A novidade que desse ano foi a plataforma FOCO NO ESTUDANTE,via Web conferencia,os PROGETECS, foram capacitados a auxiliar os professores quanto ao cadastramento dos professores e criação de senhas, para que os mesmos,a partir desse ano de 2.017, possam verificar resultados do IDEB e SAEMS,de suas respectivas turmas,estado e escola. Esse resultado nada mais é os mesmos que encontramos na plataforma do QUEDU, e que aqui nesse plano de ação esta bem explícito quanto seus resultados, o que demonstra uma preocupação em se tratando dos descritores da disciplina de matemática e de língua portuguesa, estamos criando estratégias para a melhoria do desempenho de nossos alunos e no que se trata dos resultados obtidos nessas avaliações por nossa unidade escolar.                                                                                                                        
Analisando os dados contidos na plataforma do QEDU, verificou-se que esta Unidade Escolar apresentou níveis preocupantes em relação às disciplinas de Língua portuguesa e de matemática no período de 2009 a 2013 conforme quadro abaixo.
Quadro 1: Dados de proficiência de Língua portuguesa e de matemática no período de 2009 a 2013
•       5º Ano Português
•       2009
•       39%
•       +8 pontos percentuais
•       2011
•       47%
•       -1 pontos percentuais
•       2013
•       46%

•       5º Ano Matemática
•       2009
•       33%
•       +8 pontos percentuais
•       2011
•       41%
•       -4 pontos percentuais
•       2013
•       37%

Fonte: Elaboração com base na plataforma virtual QEdu. Disponível em http://www.qedu.org.br
       Com relação aos dados do (IDEB) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica  SAEB, constatou-se que os índices e resultados dos anos de 2005 a 2013, é preocupante porém estamos revendo e repensando a respeito para que possamos melhorar este índice do resultado de indicadores de rendimento:
Em: 2005 – 2,9
        2007 - 2,6
        2009 - 2,7
        2011 - 3,3
        2013 - 3,4
     Para o ano de 2017, pretende alcançar  as projeções: 4,4 , pois a evolução do IDEB em nossa unidade escolar ficou assim: 2005 - 2013 : 0,5 de 2011 - 2013: 0,1 isso nos Anos Finais
Já nos anos iniciais  o IDEB em 2005 foi de 2,2
          2007 - 2,9
          2009 - 3,2
          2011 - 4,1
          2013 - 4,2 a evolução do IDEB de 2005- 2013: 2,0  já de 2011-2013: 0,1
Para o ano de 2017, esperamos alcançar a meta de : 4,3
Quanto aos resultados do Guia Edutec, realizado no ano 2016, comprovou-se que a escola em relação às dimensões: visão, competência, conteúdo, recursos digitais e infraestrutura está no nível 3 (intermediário). Esta última dimensão precisa ser resolvida por apresentar problemas de rede elétrica desde criação da Sala de Tecnologia (STE). A escola em parceria com a PROGETEC e coordenação realizará os cursos e oficinas aqui neste Plano de Ação elencados para que assim ,consigamos atingir o nível avançado das referidas dimensões.               Durante a Jornada Pedagógica em 2016 na nossa unidade escolar, o Núcleo de Tecnologia esteve presente e foi feita uma pesquisa onde elencou alguns cursos mas solicitados pelo corpo docente. Com base no levantamento os professores desta Unidade escolar solicitaram os seguintes cursos:

       Softwares do Linux Educacional
       Data show
       TV Escola
       Projetor proinfo integrado/ Daruma
Os cursos foram oferecidos aos que se interessaram, a lista de presença e registros fotográficos foram feitos,e entregues ao coordenador multiplicador de nossa escola.
3. INFRAESTRUTURA
.
         A parte física da Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva, é composta de 18 salas de aula, uma secretaria, uma sala de professor, uma biblioteca, uma sala de tecnologia, uma sala de multimeios, uma pequena sala de coordenação, uma sala de direção, uma cozinha com dispensa para armazenamento de alimentos, um banheiro masculino e feminino para os professores, dois banheiros para alunos, sendo um masculino e outro feminino, amplo espaço ao redor da escola não cobertos e não pavimentado, uma sala para depósito de materiais de limpeza, uma sala para armazenamento do material dos professores de educação física.
            A escola continua necessitando de reforma principalmente no telhado, troca de instalação hidráulica e elétrica, reforma nos banheiros visando acessibilidade, e instalação de barras de proteção nas rampas.
            Adequação das salas de aula, visando acessibilidade. Revisão do sistema de iluminação, biblioteca adequada para receber alunos, considerando que apenas na biblioteca temos rampa. Revisão principalmente do sistema de ventilação, iluminação e mobiliário.
            Em relação ao laser, necessita de um parquinho, brinquedoteca e gibiteca, pois, os mesmos também auxiliam o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
            Não há uma sala multifuncional (televisão, vídeo, notebook, antena parabólica) que facilite a exibição de vídeos concernentes às disciplinas e nem mobiliários adequados (cadeiras).
             A escola possui laboratório de informática, porém não há cadeiras suficientes para acomodar os alunos. Vinte e oito computadores que na maioria das vezes apresentam problemas operacionais. Necessitando de mais computadores , uma sala de tecnologia maior e o conserto pois apresenta defeitos o que compromete o andamento educacional na sala de tecnologia, por isso há necessidade com certa urgência em toda estrutura elétrica da sala de tecnologia nesta unidade escolar.
Quanto à disponibilidade de equipamentos, a STE conta com:
03 microfone sem fio preto

02 Exaustores 40 cm/bivolt

03 Caixa amplificadora
02 Refrigerador
12 Ventiladores de parede
01 Fax Panasonic
02 Projetor multimídia
02 Data show
28 Computadores
10 Armário distribuídos na unidade escolar
05 Impressoras

02 Televisores de 29 polegadas
03 Aparelho de DVD
02 Telões
02 Câmeras digitais
01 Televisor de 42 polegadas LCD
05 Computadores Interativo- Retro projetor Daruma

















            A escola possui um acervo de livros literários (infanto juvenil e romance) que são utilizados nas atividades pedagógicas.
            A Unidade Escolar possui uma quadra descoberta, o que dificulta o desenvolvimento das atividades esportivas, nos climas que se seguem, porém no ano de 2016 fio realizada a construção da cobertura, e nesse ano de 2.017 a construção foi retomada.
Quanto à necessidade precisamos que a parte elétrica de nossa sala de tecnologia seja inteiramente reformada.

4. PROFISSIONAIS DISPONÍVEIS

NOME
FORMAÇÃO
ATUAÇÃO
LIGIA NAZARETH XAVIER AYALA

PEDAGOGIA

REGENTE



MARÍLIA  PINTO DE FRANÇA SILVEIRA

PEDAGOGIA


REGENTE
ELIS REGINA

E. FÍSICA
ED. FÍSICA
ROSELINA FATIMA RODRIGUES GOMES

PEDAGOGIA


REGENTE

NOME
FORMAÇÃO
ATUAÇÃO
ANGELICA SILVA DA CRUZ

PEDAGOGIA

REGENTE
CLEONICE MESSIAS DE BARROS

PEDAGOGIA

REGENTE
DANIELLE ALVES PINTO

PEDAGOGIA

ARTES
DURCINIS MAURIENSE DA SILVA

PEDAGOGIA

ARTES
ERAILDES NAZARÉ DA SILVA

PEDAGOGIA

CIÊNCIAS
FLAVIA BATISTA DOS SANTOS

PEDAGOGIA

REGENTE
GISELLY DA SILVA DE OLIVEIRA RAMOS VIEGAS

PEDAGOGIA

CIÊNCIAS
JONNY DA SILVA ACUNHA

E. FÍSICA
ED. FÍSICA
MARIA DE FATIMA RIBEIRO DA CRUZ


PEDAGOGIA
REGENTE
MICHELE CRISTINA ARAUJO CORVALAN


PEDAGOGIA
REGENTE
NADIA DA SILVA LOZADA

PEDAGOGIA

REGENTE
SANDRA AUXILIADORA RIBEIRO SIGARINI

PEDAGOGIA

REGENTE
SILVANIA DE SA FERREIRA PREZA

PEDAGOGIA
CIÊNCIAS
SUELENY REGINA DA SILVA

PEDAGOGIA

REGENTE
SUELAYNE ANTONIA DA SILVA CRUZ

PEDAGOGIA
CIÊNCIAS
VANESSA APARECIDA COSTA RAMOS NAVARROS

PEDAGOGIA

REGENTE

NOME
FORMAÇÃO
ATUAÇÃO
ALTAIR RAMÃO DA SILVA FERREIRA
E.FÍSICA
ED. FÍSICA
EDILEUZA JULIA DE SOUZA SENA
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
ELIANE RODRIGUES BATISTA
LETRAS
l.INGLESA
GEORGIANA DE OLIVEIRA NOVAIS
BIOLOGIA
CIÊNCIAS
GLEICIMARE APARECIDA AMORIM DE MORAES
LETRAS
GEOGRAFIA
GONÇALO RONDON DE CAMPOS
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
GREICE APARECIDA GARCIA BENICIO
LETRAS
L. PORTUGUESA
JOANA DARC GOMES BRAGA
BIOLOGIA
 CIÊNCIAS
JULCINEIA LAURO MORRONE
BIOLOGIA
BIOLOGIA
LEVI SILVA DE SOUZA
LETRAS
L. PORTUGUESA
MARCIA CRISTINA DO CARMO
LETRAS
L.INGLESA
MARKUSS ALEXANDRE DE B ZARATE
LETRAS
ARTES
MAURO MOREIRA MARMORA
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
RITA DE CASSIA VILALVA
LETRAS
l. PORTUGUESA
RITA SOUZA NOVAES
LETRAS
L. PORTUGUESA
ROSA CRISTINA DO ESPIRITO SANTO
HISTÓRIA
 HISTÓRIA
ROSANA DE SOUZA LEITE FERREIRA
LETRAS
LITERATURA
ROSEMARY BARRETO CALÇAS
LETRAS
L. PORTUGUESA
RUTH RODRIGUES SALINAS
 HISTÓRIA
HISTÓRIA

NOME
FORMAÇÃO
ATUAÇÃO

LETRAS
QUÍMICA
ELISANGELA VILALVA DA ROSA
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
FATEH SLEIMAN ALLE
E. FÍSICA
E. FÍSICA
JOSIANE AFONSO FERREIRA
LETRAS
ARTE
JOSIELE CAVALCANTI
MATEMÁTICA
FÍSICA
MARISEL TORRICO
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
MARKUSS ALEXANDRE DE B ZARATE
LETRAS
ARTE
PATRICIA GOMES DE CASTRO
SIRLENE MARISE AGUILLERO DA SILVA
HISTÓRIA
HISTÓRIA
VALQUIRIA DE CASTRO GONÇALVES

CIÊNCIAS
YARA DIVINA GONÇALVES QUADRA
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA

NOME
FORMAÇÃO
ATUAÇÃO
AMÉLIA PEREIRA DE SANTANA ZANELLA
MATEMÁTICA
1º FASE: B/C/D/F
MATEMÁTICA
CRISTIANE RODRIGUES DUARTE
BIOLOGIA
1º FASE: B/C/D/E 2ºFASE: A/B
BIOLOGIA
JOSSIMARY ALMEIDA DE OLIVEIRA
GEOGRAFIA
1ºFASE: A/B/C/D/E 2ºFASE A/B/C/D
MAURO MOREIRA MARMORA
MATEMÁTICA
2ºFASE A/B/C/D

MATEMÁTICA
PATRÍCIA GOMES DE CASTRO
HISTÓRIA
AJA
VALQUIRIA DE CASTRO GONÇALVES
BIOLOGIA
AJA
DILMA ARNALDO
PEDAGOGIA
AJA
MARKUSS ALEXANDRE DE BRITTO ZARATE
LETRAS
AJA
VINICIUS ARANDA VENTURA DA SILVA
MATEMÁTICA
AJA
ROSANGELA DOS SANTOS
GEOGRAFIA
AJA
GISELE CORREA DUARTE
PEDAGOGIA
AJA
RONDINELLE LEITE OLARTE
EDUCAÇÃO FÍSICA
AJA
VALTENCYR TEIXEIRA DE CARVALHO
PEDAGOGIA
AJA
DANIELLE URT  MANSUR BUMLAI
LETRAS
AJA
HECTOR DA SILVA ALTIERI
MATEMÁTICA
AJA


ANTONIO CESAR COELHO ASSAD

EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETOR
NOELHA MARIA DE SOUZA NOVAES
PEDAGOGIA
DIRETORA ADJUNTA- ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO
LUCIENE BATISTA DA SILVA
LETRAS
COORDENADORA
PAULO CESAR DE SOUZA
PEDAGOGIA
COORDENADOR
RICARDO FRANCISCO DA SILVA GOÉS
PEDAGOGIA
COORDENADOR- AJA
NADIA DE SOUZA NOVAES
PEDAGOGIA
AUXILIAR DE COORDENAÇÃO
RUTH MARIA NUNES DA SILVA
ADMINISTRAÇÃO
SECRETÁRIA
LUCIENE BATISTA DA SILVA
LETRAS
COORDENADORA- EJA
JULHO CESAR FARIA
PEDAGOGIA
COORDENADOR- EJA
NADYA SOUZA NOVAES
PEDAGOGIA
ACESSORA DE PROJETO
FELIPE RODRIGO DE OLIVEIRA FERRIERA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROFESSOR DE INFORMÁTICA
JUNICE TORRES
PISCILOLOGIA/ PEDAGOGIA
PSCICÓLOGA



5. JUSTIFICATIVA
        Segundo Souza (2017) é evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.
           Os cursos e oficinas ao corpo docente serão oferecidos na Unidade escolar no decorrer do ano de 2018 na hora atividade do professor conforme o entendimento da coordenação pedagógica, e farei demonstrações, oferecerei os cursos conforme já realizo esta prática, na sala dos professores e na STE ( sala de tecnologia educacional)

6. MARCO REFERENCIAL (MISSÃO)

          Formar cidadões que tenham condições de buscar e exercitar um novo jeito de viver consigo mesmo e com os outros; de se reconhecer enquanto participante ativo da história de sua sociedade, de criar dentro de si mesmo novos valores, de acreditar no seu potencial; de buscar desafios e superar dificuldades, preconceitos e fundamentalmente de conhecer as conquistas humanas e utilizá-las no objetivo de construir uma sociedade melhor, optamos por inserir a tecnologia como forma de melhoria no aprendizado de nossos alunos em geral.
Tecnologia educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento sócio-educativo e melhor acesso à informação.

7. VISÃO

    A escola precisa ser gestada no espaço de colaboração, de compromisso forte, compartilhado, de dedicação, de responsabilidade coletiva e de um senso especial de orgulho pela instituição; pois a escola precisa respeitar os alunos, com suas características própria de desenvolvimento, com suas limitações e capacidades e também os professores como pessoa e como profissional,e só em escola com cultura colaborativa, isso é possível. É  nos gestos ,nas brincadeiras e nos olhares que sinalizam simpatia e compreensão. A escola é responsável pelo desenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra, então cabe a ela definir-se pelo tipo de cidadão que deseja formar de acordo com a sua visão de sociedade.

8. DIMENSÕES

8.1 DIMENSÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA
AÇÃO
OBJETIVO
ENVOLVIDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS NECESSÁRIOS
CRONOGRAMA
RESULTADOS ESPERADOS
01




Planejamento on line
Orientar  os
professores que
tenham dúvida
no manuseio da
Plataforma do
Sistema de
Planejamento
On-Line
PROGETEC
Professores regentes.
Oficina tecnológica de acesso e utilização da
Plataforma do
Planejamento
Recursos Humanos:
Professores

Recursos Materiais:
Computador
es
Fevereiro a
Dezembro
Utilização fluente do sistema planejamento online.
02
Diário de Classe
Auxiliar no
manuseio da
plataforma do
Sistema de
Planejamento
On-Line;
registro e
edição do
Diário de
Classe
Professores, coordenação e
PROGETEC
Oficina de acesso e manejo.
Recursos Humanos:
Professores
Coordenação
PROGETEC

Recursos Materiais:
Computador
es
Fevereiro a
Dezembro
Aquisição de habilidades no acesso e manejo do sistema.


03


Matrícula Digital
Dar suporte a secretaria escolar.
Direção, secretaria escolar e pais.
Suporte técnico na orientação
sobre o
manuseio da
Plataforma
SGDE
Recursos Humanos:
Professores
PROGETEC
Secretaria
direção e pais

Recursos Materiais:
Computador
es

Fevereiro a
dezembro
Habilitação dos administrativos na utilização Plataforma
SGDE


04


Formação Continuada
Dar suporte a
equipe
pedagógica nas
formações
emanadas da
SED
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Formações de grupos para leitura. dos textos.
Exposição das ideias contidas no texto.
Utilizar a STE
com recursos
Tecnológicos,
Expor os
Recursos da
STE.
Recursos Humanos:
Professores
direção,
coordenação e PROGETEC

Recursos Materiais:
Computador
Projetor
Interativo
Daruma
Fevereiro a
Dezembro
Aperfeiçoamento das habilidades e competências da equipe tecnico - pedagógica e professores regentes referente a sua formação continuada.


05




Web Conferencia
Providenciar os
recursos
necessários e ensinar os envolvidos
para
transmissão da
WEB.
Direção,
Secretario,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Conectar o PC,
caixa de som
quando
solicitados
pela SED
Recursos Humanos:
Direção,
Secretario,
Coordenação
PROGETEC

Recursos Materiais:
Computador
Caixa de
som.
Fevereiro a
Dezembro
Participação dos atores escolares nas atividades programadas pela SED.
06
CRIANDO SEU BLOG
Aprender a construir um blog para
divulgar e armazenar os eventos e projetos de nossa escola.
Coordenação,direção e professores.
Oficina de criação de blog.
( retomar)
Recursos Humanos:
Professores
direção e coordenação

Recursos Materiais:
Daruma,computadores e notebooks.
Março
Habilitação dos professores para  criação e utilização do blog nas atividades pedagógicas
07
Oficina
Projetor
Interativo
Daruma
Oportunizar
formação
continuada
individualizada
para os
professores/
coordenação/direção da Unidade
Escolar
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Exposição
dialogada
-Manuseio do
Projetor
-Uso do USB
-Uso do
CD/DVD e volume do mesmo.
Recursos Humanos:
Professores
Direção,
Coordenação
PROGETEC

Recursos Materiais:
Projetor
Interativo
Daruma-
Pen Drive-
DVD/Video
aula
TVescola
Março
Aperfeiçoamento das habilidades e competência para utilizar com fluência a tecnologia e os recursos..
08
PNLD

Auxiliar a
coordenação
nas ações
emanadas da
SED, sobre a escolha,
manuseio, armazenamento, descarte e
devolução do
livro didático.
Coordenação,
PROGETEC,
Direção.
Alunos
Confecção de Cartazes,criação de vídeos,
Exposição
dialogada acerca dos procedimentos do PNLD
Recursos Humanos:
Direção,
Coordenação
PROGETEC
Alunos

Recursos Materiais:
Computador
Retro Projetor
Março a
Dezembro
Utilização com fluência do acesso e manejo do portal do PNLD
09
Aplicativos do Linux Educacional
Oferecer formação tecnico - pedagógica dos aplicativos do linux educacional na prática docente.
PROGETEC,
Professores
Coordenadores.
Oficina de acesso, manejo e utilização.
Exposição
dialogada por meio do Power Point
Recursos Humanos:
Professores
Coordenação
PROGETEC

Recursos Materiais:
Projetor
Interativo
Daruma
Computador
es
Agosto
Habilitação d os professores regentes na utilização fluente dos aplicativos do linux educacional nas atividades didáticas.
10
Oficina da
Plataforma
Schoology
Ministrar
oficina para os
docentes como
ferramenta
pedagógica
onde poderão
utiliza-se da
Plataforma para
suas atividades.
PROGETEC,
Professores
Exposição
dialogada
-Power Point
Recursos Humanos:
Professores
PROGETEC

Recursos Materiais:
Computador
es
Projetor
Interativo
Daruma

Agosto/Dezembro
Habilitação dos professores no acesso e manejo da plataforma Schology.
11
Curso da
Lousa Digital
Estimular o
uso do recurso
tecnológico em
sala de aula.
PROGETEC,
Professores
Exposição
dialogada
-Power Point
Recursos Humanos:
Professores
PROGETEC

Recursos Materiais:
Computador
es
Projetor
Interativo
Daruma

Setembro
Utilização fluente da tecnologia e recursos.
12
Projeto
EXPOTEC
Elaborar e desenvolver projetos e ou atividades com as tecnologias e recursos
midiáticos e apresentar como experiências exitosas na EXPOTEC digital.
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Alunos
Exposição
Dialogada e visual.
Recursos Humanos:
Direção,
Coordenação
PROGETE,
Professores
Alunos

Recursos Materiais:
Computador
es

Agosto
Apresentação dos trabalhos e oficinas com a utilização das tecnologias e recursos midiáticos.
13
Edilim
Oferecer formação aos professores regentes da plataforma digital Edilim.
PROGETEC,
professores,
coordenação.
Oficina de acesso, manejo e utilização da plataforma digital.
Recursos Humanos:
Coordenação
PROGETEC
Professores

Recursos Materiais:
Daruma e computadores- Sala de tecnologia.
Abril a junho.
Aquisição de habilitação quanto a utilização da plataforma das atividades didáticas.
14
ACOPA: Aprendizagem colaborativa por meio de pesquisa e autoria.
Organização do tempo.
PROGETEC
Professores e coordenação.
Oficina de acesso e manejo- realização das atividades no computador de cada um instalado.
STE
( sala de tecnologia)

Recursos: Daruma e computadores da STE.

Maio 2018
Que o profissional consiga ser mais organizado, fazendo assim de seu tempo um aliado para o trabalho e o lazer.
8.2 DIMENSÃO DE GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
AÇÃO
OBJETIVO
ENVOLVIDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS NECESSÁRIOS
CRONOGRAMA
RESULTADOS ESPERADOS
01
Projeto
Família e
Escola
Unir escola e pais,
mostrar aos pais que são importantes na vida educacional de seus filhos.
Pais;
Direção;
Coordenação;
Alunos;
Professores;
PROGETEC
Orientações
emanadas da
SED;
Palestras e
apresentações, leitura e debate do manual de pais entregue pela escola.
Recursos Humanos:
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Alunos

Recursos Materiais:
Computador
es
Projetor;
Caixa
de som;
Microfone
Março de 2018
Concientização dos pais quanto ao zelo da vida escolar do filho.
02
Projeto:
Mobilização:
Aedes
Aegypti/Zika
Vírus e Chikungunya
Conscientizar
a união entre escola e pais, para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti
Pais;
Direção;
Coordenação;
Alunos;
Professores;
PROGETEC
Bilhete para os pais para participação dos mesmos em nossa caminhada pelas ruas do nosso bairro Nossa Senhora de Fátima
Recursos Humanos:
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Alunos

Recursos Materiais:
Combi( carro)
Microfone
Camêra fotográfica.

Abril de 2018.
Mudança de atitudes, valores e cuidados com a saúde.




03




Festival Octalentos
Integrar pais alunos e escola.
Descobrir e valorizar os talentos e artísticos dos alunos.
Pais;
Direção;
Coordenação;
Alunos;
Professores;
PROGETEC
Divulgação por meio das redes sociais: facebook,carro de som e murais da escola.
Reunião com os alunos para seleção dos alunos que irão cantar.
Convidar os pais por meio da televisão,rádio e bilhete aos pais.
Ocorrerão: Dramatizações, música.
Haverá barracas de doces e salgados.
Recursos Humanos:
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Alunos

Recursos Materiais:
Microfone
Câmera fotográfica
Caixa de som
cabos de saída de som
extensão
estabilizadores
Julho de 2018
Construção de laços da escola com a família.
















9.   CANAL DE DIVULGAÇÃO

As ações da Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva será divulgada por meio de:
     Exposição Tecnológica Digital (EXPOTEC) Divulgada por meio de mini curso,oficinas,exposição dialogada slides,fotos e cartazes;
     Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) onde os professores serão estimulados a participarem;
     Exposição de Cartazes na escola e Atividades expostas no quadro mural ,através de foto e trabalhos escritos..
     Wikispace Postar as atividades desenvolvidas: oficinas e formações ao corpo docente.
     WhatsApp Postar no grupo da escola (OFS) que a  PROGETEC administra e NTE Corumbá, as ações desenvolvidas na escola;
     Criar vídeos divertidos e divulga-los nas redes sociais;
     Expectativa de criar um SITE para nossa escola;
     Mídia televisiva- TV Morena.
10. CONSIDERAÇÕES

10.   CONSIDERAÇÕES FINAIS
          
Este Plano de ação é composto por ações que estimulam, orientam, auxiliam e educam tanto os professores como coordenação e direção.
Espera-se alcançar todos os envolvidos no educar de nossos alunos, apresentando um caminho que é diferente, porém estimulante e educativo. “As novas tecnologias da informação não são simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos” (CASTELLS, 2000, p. 51). O motivar é muito importante, e cabe aos PROGETEC esta responsabilidade o fazer do uso da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável, reconhecida por todo profissional do ensino que anda atualizado com as últimas tendências na área. Dito isso, no entanto, é preciso se dar conta de que a forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara, este Plano de Ação nos mostra que cabe ao PROGETEC orientar e estimular o profissional no que se refere em como e onde utilizar as ferramentas disponíveis no ambiente escolar.
              Simplesmente usar ferramentas tecnológicas na escola, como fim em si mesmas, não é bem o objetivo, concorda, pois sendo assim, vale a pena pesquisar e experimentar para descobrir de que maneiras a tecnologia pode ser empregada para melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia dos professores.

11.   REFERÊNCIAS

2016, Projeto Político pedagógico, Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva.

http://www.qedu.org.br/ ,acesso em Abril de 2016.
Avaliação institucional externa,disponível em:

MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. Secretaria de Estado de Educação. Campo Grande: SED,2015
(CASTELLS, 2000, p. 51)

 


Souza, Renata Beduschi de. O uso das tecnologias na educação. Disponivel em <https://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.asp>. Acesso 20 de março de 2017.

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