SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MATO
GROSSO DO SUL
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ESCOLA
ESTADUAL OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA
PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL DO PROGETEC:
ELAINE CORVALAN
CORUMBÁ-MS
2018
1.
IDENTIFICAÇÃO
1.1 Coordenadoria Regional
de Educação
1.2 Núcleo de Tecnologia
Educacional
1.3 Instituição: ESCOLA
ESTADUAL OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA
1.4 Endereço: Rua: Major
Gama S/Nº Bairro: Popular Velha,
Corumbá-MS, CEP.: 79331-010
1.4 Diretor(a)
Adjunto(a):Noelha Maria de Souza Novaes
1.5 Secretário (a): Ruth
Maria Nunes da Silva
1.6 Autoria: Elaine
Corvalan
1.7 Data: 20 de março de
2.017.
2.
DIAGNÓSTICO
A Escola Estadual Octacílio Faustino
da Silva está localizada na Rua Major Gama S/Nº / telefone: 3231-6730 Bairro
Popular Velha. Área de fácil acesso e sem risco para a saúde e o bem estar do
educando. O prédio é próprio e possui uma construção específica para
escola. Apresenta condições satisfatórias
de circulação, segurança e salubridade.
A escola está inserida num bairro central e residencial da
cidade e atende crianças, jovens e adultos oriundas dos bairros mais próximos
(popular velha, popular nova, Aeroporto, nossa senhora de Fátima, Cristo
Redentor, Vitória Régia, Cravo Vermelho,) vindos até da cidade de Puerto Suarez
– Bolívia; na maioria das vezes são famílias de baixa renda.
As crianças, jovens e adultos desta comunidade são
constituídas predominantemente por filhos de trabalhadores e a maior parte de
nossos alunos reside nos bairros próximos à escola, tendo as seguintes
características:
●
A idade dos pais predomina entre os 20 e 70
anos;
●
As
famílias têm escolaridade entre a 2ª (ano) e 9ª (nono) séries do Ensino
Fundamental, algumas cursaram Ensino Médio e Ensino Superior;
●
Em
relação à religião, predomina a católica;
●
Os
pais trabalham como autônomos funcionários públicos e empresas privadas;
●
As
mães, em sua maioria são domésticas;
●
São
famílias com 3 ou mais de 5 filhos.
Devido as diferenças de características
étnicas e culturais, a comunidade escolar está centrada na pluralidade
cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes e valores a serem
trabalhados com todos os educandos.
A escola desenvolve em seus projetos
pedagógicos a diversidade de valores e crenças, oriundas das suas raízes, pois
o município é uma cidade fronteiriça.
Atualmente, estamos atendendo a outro segmento da sociedade,
principalmente àquele das pessoas que saíram da escola há muito tempo e lutam
por um espaço no mundo do trabalho. Isso sugere novas demandas para a formação
profissional.
A novidade que desse ano foi a plataforma FOCO NO
ESTUDANTE,via Web conferencia,os PROGETECS, foram capacitados a auxiliar os
professores quanto ao cadastramento dos professores e criação de senhas, para
que os mesmos,a partir desse ano de 2.017, possam verificar resultados do IDEB
e SAEMS,de suas respectivas turmas,estado e escola. Esse resultado nada mais é
os mesmos que encontramos na plataforma do QUEDU, e que aqui nesse plano de
ação esta bem explícito quanto seus resultados, o que demonstra uma preocupação
em se tratando dos descritores da disciplina de matemática e de língua
portuguesa, estamos criando estratégias para a melhoria do desempenho de nossos
alunos e no que se trata dos resultados obtidos nessas avaliações por nossa
unidade escolar.
Analisando os dados contidos na plataforma do QEDU,
verificou-se que esta Unidade Escolar apresentou níveis preocupantes em relação
às disciplinas de Língua portuguesa e de matemática no período de 2009 a 2013
conforme quadro abaixo.
Quadro 1: Dados de proficiência de Língua portuguesa e de
matemática no período de 2009 a 2013
• 5º Ano Português
• 2009
• 39%
• +8 pontos percentuais
• 2011
• 47%
• -1 pontos percentuais
• 2013
• 46%
|
• 5º Ano
Matemática
• 2009
• 33%
• +8 pontos percentuais
• 2011
• 41%
• -4 pontos percentuais
• 2013
• 37%
|
Fonte: Elaboração com base na plataforma virtual QEdu.
Disponível em
http://www.qedu.org.br
Com relação aos dados do (IDEB) e do Sistema de Avaliação da Educação
Básica SAEB, constatou-se que os índices e resultados
dos anos de 2005 a 2013, é preocupante porém estamos revendo e repensando a
respeito para que possamos melhorar este índice do resultado de indicadores de
rendimento:
Em: 2005 – 2,9
2007 - 2,6
2009 - 2,7
2011 - 3,3
2013 - 3,4
Para o ano de 2017, pretende alcançar
as projeções: 4,4 , pois a evolução do IDEB em nossa unidade escolar
ficou assim: 2005 - 2013 : 0,5 de 2011 - 2013: 0,1 isso nos Anos Finais
Já nos anos iniciais o IDEB em 2005 foi de 2,2
2007 - 2,9
2009 - 3,2
2011 - 4,1
2013 - 4,2 a evolução do IDEB de
2005- 2013: 2,0 já de 2011-2013: 0,1
Para o ano de 2017, esperamos
alcançar a meta de : 4,3
Quanto aos resultados do Guia
Edutec, realizado no ano 2016, comprovou-se que a escola em relação às
dimensões: visão, competência, conteúdo, recursos digitais e infraestrutura
está no nível 3 (intermediário). Esta última dimensão precisa ser resolvida por
apresentar problemas de rede elétrica desde criação da Sala de Tecnologia
(STE). A escola em parceria com a PROGETEC e coordenação realizará os cursos e
oficinas aqui neste Plano de Ação elencados para que assim ,consigamos atingir
o nível avançado das referidas dimensões. Durante
a Jornada Pedagógica em 2016 na nossa unidade escolar, o Núcleo de Tecnologia
esteve presente e foi feita uma pesquisa onde elencou alguns cursos mas
solicitados pelo corpo docente. Com base no levantamento os professores desta
Unidade escolar solicitaram os seguintes cursos:
● Softwares do Linux Educacional
● Data show
● TV Escola
● Projetor proinfo integrado/ Daruma
Os cursos foram oferecidos aos que
se interessaram, a lista de presença e registros fotográficos foram feitos,e
entregues ao coordenador multiplicador de nossa escola.
3. INFRAESTRUTURA
.
A parte física da Escola Estadual
Octacílio Faustino da Silva, é composta de 18 salas de aula, uma secretaria,
uma sala de professor, uma biblioteca, uma sala de tecnologia, uma sala de
multimeios, uma pequena sala de coordenação, uma sala de direção, uma cozinha
com dispensa para armazenamento de alimentos, um banheiro masculino e feminino
para os professores, dois banheiros para alunos, sendo um masculino e outro
feminino, amplo espaço ao redor da escola não cobertos e não pavimentado, uma
sala para depósito de materiais de limpeza, uma sala para armazenamento do
material dos professores de educação física.
A
escola continua necessitando de reforma principalmente no telhado, troca de
instalação hidráulica e elétrica, reforma nos banheiros visando acessibilidade,
e instalação de barras de proteção nas rampas.
Adequação
das salas de aula, visando acessibilidade. Revisão do sistema de iluminação,
biblioteca adequada para receber alunos, considerando que apenas na biblioteca
temos rampa. Revisão principalmente do sistema de ventilação, iluminação e
mobiliário.
Em
relação ao laser, necessita de um parquinho, brinquedoteca e gibiteca, pois, os
mesmos também auxiliam o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
Não
há uma sala multifuncional (televisão, vídeo, notebook, antena parabólica) que
facilite a exibição de vídeos concernentes às disciplinas e nem mobiliários
adequados (cadeiras).
A escola possui laboratório de informática,
porém não há cadeiras suficientes para acomodar os alunos. Vinte e oito
computadores que na maioria das vezes apresentam problemas operacionais.
Necessitando de mais computadores , uma sala de tecnologia maior e o conserto
pois apresenta defeitos o que compromete o andamento educacional na sala de
tecnologia, por isso há necessidade com certa urgência em toda estrutura
elétrica da sala de tecnologia nesta unidade escolar.
Quanto
à disponibilidade de equipamentos, a STE conta com:
03
microfone sem fio preto
|
02 Exaustores 40 cm/bivolt
|
03
Caixa amplificadora
|
02
Refrigerador
|
12
Ventiladores de parede
|
01
Fax Panasonic
|
02
Projetor multimídia
|
02
Data show
|
28
Computadores
|
10
Armário distribuídos na unidade escolar
|
05 Impressoras
|
02
Televisores de 29 polegadas
|
03 Aparelho de DVD
|
02
Telões
|
02
Câmeras digitais
|
01
Televisor de 42 polegadas LCD
|
05 Computadores Interativo- Retro
projetor Daruma
|
A
escola possui um acervo de livros literários (infanto juvenil e romance) que
são utilizados nas atividades pedagógicas.
A
Unidade Escolar possui uma quadra descoberta, o que dificulta o desenvolvimento
das atividades esportivas, nos climas que se seguem, porém no ano de 2016 fio
realizada a construção da cobertura, e nesse ano de 2.017 a construção foi
retomada.
Quanto à necessidade precisamos que
a parte elétrica de nossa sala de tecnologia seja inteiramente reformada.
4.
PROFISSIONAIS DISPONÍVEIS
NOME
|
FORMAÇÃO
|
ATUAÇÃO
|
LIGIA
NAZARETH XAVIER AYALA
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
|
|
|
MARÍLIA PINTO DE FRANÇA SILVEIRA
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
ELIS
REGINA
|
E. FÍSICA
|
ED. FÍSICA
|
ROSELINA
FATIMA RODRIGUES GOMES
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
NOME
|
FORMAÇÃO
|
ATUAÇÃO
|
ANGELICA
SILVA DA CRUZ
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
CLEONICE
MESSIAS DE BARROS
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
DANIELLE
ALVES PINTO
|
PEDAGOGIA
|
ARTES
|
DURCINIS
MAURIENSE DA SILVA
|
PEDAGOGIA
|
ARTES
|
ERAILDES
NAZARÉ DA SILVA
|
PEDAGOGIA
|
CIÊNCIAS
|
FLAVIA
BATISTA DOS SANTOS
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
GISELLY
DA SILVA DE OLIVEIRA RAMOS VIEGAS
|
PEDAGOGIA
|
CIÊNCIAS
|
JONNY
DA SILVA ACUNHA
|
E. FÍSICA
|
ED. FÍSICA
|
MARIA
DE FATIMA RIBEIRO DA CRUZ
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
MICHELE
CRISTINA ARAUJO CORVALAN
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
NADIA
DA SILVA LOZADA
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
SANDRA
AUXILIADORA RIBEIRO SIGARINI
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
SILVANIA
DE SA FERREIRA PREZA
|
PEDAGOGIA
|
CIÊNCIAS
|
SUELENY
REGINA DA SILVA
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
SUELAYNE
ANTONIA DA SILVA CRUZ
|
PEDAGOGIA
|
CIÊNCIAS
|
VANESSA
APARECIDA COSTA RAMOS NAVARROS
|
PEDAGOGIA
|
REGENTE
|
NOME
|
FORMAÇÃO
|
ATUAÇÃO
|
ALTAIR
RAMÃO DA SILVA FERREIRA
|
E.FÍSICA
|
ED. FÍSICA
|
EDILEUZA
JULIA DE SOUZA SENA
|
GEOGRAFIA
|
GEOGRAFIA
|
ELIANE
RODRIGUES BATISTA
|
LETRAS
|
l.INGLESA
|
GEORGIANA
DE OLIVEIRA NOVAIS
|
BIOLOGIA
|
CIÊNCIAS
|
GLEICIMARE
APARECIDA AMORIM DE MORAES
|
LETRAS
|
GEOGRAFIA
|
GONÇALO
RONDON DE CAMPOS
|
GEOGRAFIA
|
GEOGRAFIA
|
GREICE
APARECIDA GARCIA BENICIO
|
LETRAS
|
L. PORTUGUESA
|
JOANA
DARC GOMES BRAGA
|
BIOLOGIA
|
CIÊNCIAS
|
JULCINEIA
LAURO MORRONE
|
BIOLOGIA
|
BIOLOGIA
|
LEVI
SILVA DE SOUZA
|
LETRAS
|
L. PORTUGUESA
|
MARCIA
CRISTINA DO CARMO
|
LETRAS
|
L.INGLESA
|
MARKUSS
ALEXANDRE DE B ZARATE
|
LETRAS
|
ARTES
|
MAURO
MOREIRA MARMORA
|
MATEMÁTICA
|
MATEMÁTICA
|
RITA
DE CASSIA VILALVA
|
LETRAS
|
l. PORTUGUESA
|
RITA
SOUZA NOVAES
|
LETRAS
|
L. PORTUGUESA
|
ROSA
CRISTINA DO ESPIRITO SANTO
|
HISTÓRIA
|
HISTÓRIA
|
ROSANA
DE SOUZA LEITE FERREIRA
|
LETRAS
|
LITERATURA
|
ROSEMARY
BARRETO CALÇAS
|
LETRAS
|
L. PORTUGUESA
|
RUTH
RODRIGUES SALINAS
|
HISTÓRIA
|
HISTÓRIA
|
NOME
|
FORMAÇÃO
|
ATUAÇÃO
|
|
LETRAS
|
QUÍMICA
|
ELISANGELA
VILALVA DA ROSA
|
MATEMÁTICA
|
MATEMÁTICA
|
FATEH
SLEIMAN ALLE
|
E.
FÍSICA
|
E. FÍSICA
|
JOSIANE
AFONSO FERREIRA
|
LETRAS
|
ARTE
|
JOSIELE
CAVALCANTI
|
MATEMÁTICA
|
FÍSICA
|
MARISEL
TORRICO
|
MATEMÁTICA
|
MATEMÁTICA
|
MARKUSS
ALEXANDRE DE B ZARATE
|
LETRAS
|
ARTE
|
PATRICIA
GOMES DE CASTRO
SIRLENE
MARISE AGUILLERO DA SILVA
|
HISTÓRIA
|
HISTÓRIA
|
VALQUIRIA
DE CASTRO GONÇALVES
|
|
CIÊNCIAS
|
YARA
DIVINA GONÇALVES QUADRA
|
MATEMÁTICA
|
MATEMÁTICA
|
NOME
|
FORMAÇÃO
|
ATUAÇÃO
|
AMÉLIA
PEREIRA DE SANTANA ZANELLA
|
MATEMÁTICA
|
1º FASE: B/C/D/F
MATEMÁTICA
|
CRISTIANE
RODRIGUES DUARTE
|
BIOLOGIA
|
1º FASE: B/C/D/E 2ºFASE: A/B
BIOLOGIA
|
JOSSIMARY
ALMEIDA DE OLIVEIRA
|
GEOGRAFIA
|
1ºFASE: A/B/C/D/E 2ºFASE A/B/C/D
|
MAURO
MOREIRA MARMORA
|
MATEMÁTICA
|
2ºFASE A/B/C/D
MATEMÁTICA
|
PATRÍCIA
GOMES DE CASTRO
|
HISTÓRIA
|
AJA
|
VALQUIRIA
DE CASTRO GONÇALVES
|
BIOLOGIA
|
AJA
|
DILMA
ARNALDO
|
PEDAGOGIA
|
AJA
|
MARKUSS
ALEXANDRE DE BRITTO ZARATE
|
LETRAS
|
AJA
|
VINICIUS
ARANDA VENTURA DA SILVA
|
MATEMÁTICA
|
AJA
|
ROSANGELA
DOS SANTOS
|
GEOGRAFIA
|
AJA
|
GISELE
CORREA DUARTE
|
PEDAGOGIA
|
AJA
|
RONDINELLE
LEITE OLARTE
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA
|
AJA
|
VALTENCYR
TEIXEIRA DE CARVALHO
|
PEDAGOGIA
|
AJA
|
DANIELLE
URT MANSUR BUMLAI
|
LETRAS
|
AJA
|
HECTOR
DA SILVA ALTIERI
|
MATEMÁTICA
|
AJA
|
ANTONIO
CESAR COELHO ASSAD
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA
|
DIRETOR
|
NOELHA
MARIA DE SOUZA NOVAES
|
PEDAGOGIA
|
DIRETORA
ADJUNTA- ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO
|
LUCIENE
BATISTA DA SILVA
|
LETRAS
|
COORDENADORA
|
PAULO
CESAR DE SOUZA
|
PEDAGOGIA
|
COORDENADOR
|
RICARDO
FRANCISCO DA SILVA GOÉS
|
PEDAGOGIA
|
COORDENADOR-
AJA
|
NADIA DE
SOUZA NOVAES
|
PEDAGOGIA
|
AUXILIAR
DE COORDENAÇÃO
|
RUTH
MARIA NUNES DA SILVA
|
ADMINISTRAÇÃO
|
SECRETÁRIA
|
LUCIENE
BATISTA DA SILVA
|
LETRAS
|
COORDENADORA-
EJA
|
JULHO
CESAR FARIA
|
PEDAGOGIA
|
COORDENADOR-
EJA
|
NADYA
SOUZA NOVAES
|
PEDAGOGIA
|
ACESSORA
DE PROJETO
|
FELIPE
RODRIGO DE OLIVEIRA FERRIERA
|
CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
|
PROFESSOR
DE INFORMÁTICA
|
JUNICE
TORRES
|
PISCILOLOGIA/
PEDAGOGIA
|
PSCICÓLOGA
|
5.
JUSTIFICATIVA
Segundo Souza (2017) é evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas
ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são
utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não
existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber
determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só
aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao
retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores,
seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como
navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É
difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa
+ professor.
Os cursos e
oficinas ao corpo docente serão oferecidos na Unidade escolar no decorrer do
ano de 2018 na hora atividade do professor conforme o entendimento da
coordenação pedagógica, e farei demonstrações, oferecerei os cursos conforme já
realizo esta prática, na sala dos professores e na STE ( sala de tecnologia
educacional)
6.
MARCO REFERENCIAL (MISSÃO)
Formar cidadões que tenham condições
de buscar e exercitar um novo jeito de viver consigo mesmo e com os outros; de
se reconhecer enquanto participante ativo da história de sua sociedade, de
criar dentro de si mesmo novos valores, de acreditar no seu potencial; de
buscar desafios e superar dificuldades, preconceitos e fundamentalmente de
conhecer as conquistas humanas e utilizá-las no objetivo de construir uma
sociedade melhor, optamos por inserir a tecnologia como forma de melhoria no
aprendizado de nossos alunos em geral.
Tecnologia
educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para
aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais
desenvolvimento sócio-educativo e melhor acesso à informação.
7.
VISÃO
A escola
precisa ser gestada no espaço de colaboração, de compromisso forte,
compartilhado, de dedicação, de responsabilidade coletiva e de um senso
especial de orgulho pela instituição; pois a escola precisa respeitar os
alunos, com suas características própria de desenvolvimento, com suas
limitações e capacidades e também os professores como pessoa e como
profissional,e só em
escola com cultura colaborativa, isso é possível. É nos gestos ,nas brincadeiras e nos olhares
que sinalizam simpatia e compreensão. A escola é responsável pelo
desenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra, então cabe a ela
definir-se pelo tipo de cidadão que deseja formar de acordo com a sua visão de
sociedade.
8.
DIMENSÕES
8.1
DIMENSÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA
|
||||||||||||
Nº
|
AÇÃO
|
OBJETIVO
|
ENVOLVIDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
NECESSÁRIOS
|
CRONOGRAMA
|
RESULTADOS
ESPERADOS
|
|||||
01
|
Planejamento
on line
|
Orientar os
professores
que
tenham
dúvida
no
manuseio da
Plataforma
do
Sistema
de
Planejamento
On-Line
|
PROGETEC
Professores regentes.
|
Oficina
tecnológica de acesso e utilização da
Plataforma
do
Planejamento
|
Recursos Humanos:
Professores
Recursos Materiais:
Computador
es
|
Fevereiro
a
Dezembro
|
Utilização
fluente do sistema planejamento online.
|
|||||
02
|
Diário de Classe
|
Auxiliar
no
manuseio
da
plataforma
do
Sistema
de
Planejamento
On-Line;
registro
e
edição
do
Diário
de
Classe
|
Professores,
coordenação e
PROGETEC
|
Oficina
de acesso e manejo.
|
Recursos
Humanos:
Professores
Coordenação
PROGETEC
Recursos
Materiais:
Computador
es
|
Fevereiro
a
Dezembro
|
Aquisição
de habilidades no acesso e manejo do sistema.
|
|||||
03
|
Matrícula Digital
|
Dar
suporte a secretaria escolar.
|
Direção,
secretaria escolar e pais.
|
Suporte
técnico na orientação
sobre
o
manuseio da
Plataforma
SGDE
|
Recursos
Humanos:
Professores
PROGETEC
Secretaria
direção e pais
Recursos
Materiais:
Computador
es
|
Fevereiro a
dezembro
|
Habilitação
dos administrativos na utilização Plataforma
SGDE
|
|||||
04
|
Formação Continuada
|
Dar
suporte a
equipe
pedagógica
nas
formações
emanadas
da
SED
|
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
|
Formações
de grupos para leitura. dos textos.
Exposição
das ideias contidas no texto.
Utilizar
a STE
com
recursos
Tecnológicos,
Expor
os
Recursos
da
STE.
|
Recursos
Humanos:
Professores
direção,
coordenação
e PROGETEC
Recursos
Materiais:
Computador
Projetor
Interativo
Daruma
|
Fevereiro
a
Dezembro
|
Aperfeiçoamento
das habilidades e competências da equipe tecnico - pedagógica e professores
regentes referente a sua formação continuada.
|
|||||
05
|
Web Conferencia
|
Providenciar
os
recursos
necessários
e ensinar os envolvidos
para
transmissão
da
WEB.
|
Direção,
Secretario,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
|
Conectar
o PC,
caixa
de som
quando
solicitados
pela SED
|
Recursos
Humanos:
Direção,
Secretario,
Coordenação
PROGETEC
Recursos
Materiais:
Computador
Caixa
de
som.
|
Fevereiro
a
Dezembro
|
Participação
dos atores escolares nas atividades programadas pela SED.
|
|||||
06
|
CRIANDO
SEU BLOG
|
Aprender
a construir um blog para
divulgar
e armazenar os eventos e projetos de nossa escola.
|
Coordenação,direção
e professores.
|
Oficina
de criação de blog.
(
retomar)
|
Recursos
Humanos:
Professores
direção
e coordenação
Recursos
Materiais:
Daruma,computadores
e notebooks.
|
Março
|
Habilitação
dos professores para criação e
utilização do blog nas atividades pedagógicas
|
|||||
07
|
Oficina
Projetor
Interativo
Daruma
|
Oportunizar
formação
continuada
individualizada
para
os
professores/
coordenação/direção
da Unidade
Escolar
|
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
|
Exposição
dialogada
-Manuseio
do
Projetor
-Uso
do USB
-Uso
do
CD/DVD e volume do mesmo.
|
Recursos
Humanos:
Professores
Direção,
Coordenação
PROGETEC
Recursos
Materiais:
Projetor
Interativo
Daruma-
Pen
Drive-
DVD/Video
aula
TVescola
|
Março
|
Aperfeiçoamento
das habilidades e competência para utilizar com fluência a tecnologia e os
recursos..
|
|||||
08
|
PNLD
|
Auxiliar
a
coordenação
nas
ações
emanadas
da
SED,
sobre a escolha,
manuseio,
armazenamento, descarte e
devolução
do
livro didático.
|
Coordenação,
PROGETEC,
Direção.
Alunos
|
Confecção
de Cartazes,criação de vídeos,
Exposição
dialogada acerca dos procedimentos do PNLD
|
Recursos
Humanos:
Direção,
Coordenação
PROGETEC
Alunos
Recursos
Materiais:
Computador
Retro Projetor
|
Março
a
Dezembro
|
Utilização
com fluência do acesso e manejo do portal do PNLD
|
|||||
09
|
Aplicativos
do Linux Educacional
|
Oferecer
formação tecnico - pedagógica dos aplicativos do linux educacional na prática
docente.
|
PROGETEC,
Professores
Coordenadores.
|
Oficina
de acesso, manejo e utilização.
Exposição
dialogada
por meio do Power Point
|
Recursos
Humanos:
Professores
Coordenação
PROGETEC
Recursos
Materiais:
Projetor
Interativo
Daruma
Computador
es
|
Agosto
|
Habilitação
d os professores regentes na utilização fluente dos aplicativos do linux
educacional nas atividades didáticas.
|
|||||
10
|
Oficina
da
Plataforma
Schoology
|
Ministrar
oficina
para os
docentes
como
ferramenta
pedagógica
onde
poderão
utiliza-se
da
Plataforma
para
suas atividades.
|
PROGETEC,
Professores
|
Exposição
dialogada
-Power Point
|
Recursos
Humanos:
Professores
PROGETEC
Recursos
Materiais:
Computador
es
Projetor
Interativo
Daruma
|
Agosto/Dezembro
|
Habilitação dos professores no acesso e manejo da
plataforma Schology.
|
|||||
11
|
Curso
da
Lousa Digital
|
Estimular
o
uso
do recurso
tecnológico
em
sala de aula.
|
PROGETEC,
Professores
|
Exposição
dialogada
-Power Point
|
Recursos
Humanos:
Professores
PROGETEC
Recursos
Materiais:
Computador
es
Projetor
Interativo
Daruma
|
Setembro
|
Utilização
fluente da tecnologia e recursos.
|
|||||
12
|
Projeto
EXPOTEC
|
Elaborar
e desenvolver projetos e ou atividades com as tecnologias e recursos
midiáticos
e apresentar como experiências exitosas na EXPOTEC digital.
|
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Alunos
|
Exposição
Dialogada e visual.
|
Recursos
Humanos:
Direção,
Coordenação
PROGETE,
Professores
Alunos
Recursos
Materiais:
Computador
es
|
Agosto
|
Apresentação dos trabalhos e oficinas com a utilização das
tecnologias e recursos midiáticos.
|
|||||
13
|
Edilim
|
Oferecer
formação aos professores regentes da plataforma digital Edilim.
|
PROGETEC,
professores,
coordenação.
|
Oficina
de acesso, manejo e utilização da plataforma digital.
|
Recursos
Humanos:
Coordenação
PROGETEC
Professores
Recursos
Materiais:
Daruma
e computadores- Sala de tecnologia.
|
Abril
a junho.
|
Aquisição
de habilitação quanto a utilização da plataforma das atividades didáticas.
|
|||||
14
|
ACOPA:
Aprendizagem colaborativa por meio de pesquisa e autoria.
|
Organização
do tempo.
|
PROGETEC
Professores
e coordenação.
|
Oficina
de acesso e manejo- realização das atividades no computador de cada um
instalado.
|
STE
(
sala de tecnologia)
Recursos:
Daruma e computadores da STE.
|
Maio
2018
|
Que
o profissional consiga ser mais organizado, fazendo assim de seu tempo um
aliado para o trabalho e o lazer.
|
|||||
8.2
DIMENSÃO DE GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
|
||||||||||||
Nº
|
AÇÃO
|
OBJETIVO
|
ENVOLVIDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
NECESSÁRIOS
|
CRONOGRAMA
|
RESULTADOS
ESPERADOS
|
|||||
01
|
Projeto
Família
e
Escola
|
Unir escola e pais,
mostrar aos pais que são importantes na vida educacional
de seus filhos.
|
Pais;
Direção;
Coordenação;
Alunos;
Professores;
PROGETEC
|
Orientações
emanadas
da
SED;
Palestras
e
apresentações, leitura e debate do
manual de pais entregue pela escola.
|
Recursos
Humanos:
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Alunos
Recursos
Materiais:
Computador
es
Projetor;
Caixa
de
som;
Microfone
|
Março de 2018
|
Concientização
dos pais quanto ao zelo da vida escolar do filho.
|
|||||
02
|
Projeto:
Mobilização:
Aedes
Aegypti/Zika
Vírus
e Chikungunya
|
Conscientizar
a união entre escola e pais, para evitar as doenças
transmitidas pelo Aedes Aegypti
|
Pais;
Direção;
Coordenação;
Alunos;
Professores;
PROGETEC
|
Bilhete para os pais para
participação dos mesmos em nossa caminhada pelas ruas do nosso bairro Nossa
Senhora de Fátima
|
Recursos
Humanos:
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Alunos
Recursos
Materiais:
Combi( carro)
Microfone
Camêra fotográfica.
|
Abril de 2018.
|
Mudança de atitudes, valores e cuidados com a saúde.
|
|||||
03
|
Festival
Octalentos
|
Integrar pais alunos e escola.
Descobrir e valorizar os talentos e artísticos dos alunos.
|
Pais;
Direção;
Coordenação;
Alunos;
Professores;
PROGETEC
|
Divulgação por meio das redes sociais: facebook,carro de
som e murais da escola.
Reunião com os alunos para seleção dos alunos que irão
cantar.
Convidar os pais por meio da televisão,rádio e bilhete aos
pais.
Ocorrerão: Dramatizações, música.
Haverá barracas de doces e
salgados.
|
Recursos
Humanos:
Direção,
Coordenação,
PROGETEC,
Professores
Alunos
Recursos
Materiais:
Microfone
Câmera fotográfica
Caixa de som
cabos de saída de som
extensão
estabilizadores
|
Julho de 2018
|
Construção de laços da escola com a família.
|
|||||
9.
CANAL DE DIVULGAÇÃO
|
As ações da Escola Estadual
Octacílio Faustino da Silva será divulgada por meio de:
● Exposição Tecnológica Digital
(EXPOTEC) Divulgada por meio de mini curso,oficinas,exposição dialogada
slides,fotos e cartazes;
● Feira de Ciência e Tecnologia do
Pantanal em Corumbá (Fecipan) onde os professores serão estimulados a
participarem;
● Exposição de Cartazes na escola e
Atividades expostas no quadro mural ,através de foto e trabalhos escritos..
● Wikispace Postar as atividades
desenvolvidas: oficinas e formações ao corpo docente.
● WhatsApp Postar no grupo da escola
(OFS) que a PROGETEC administra e NTE
Corumbá, as ações desenvolvidas na escola;
● Criar vídeos divertidos e divulga-los
nas redes sociais;
● Expectativa de criar um SITE para nossa escola;
● Mídia televisiva- TV Morena.
10.
CONSIDERAÇÕES
10.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
|
Este Plano de ação é composto por
ações que estimulam, orientam, auxiliam e educam tanto os professores como
coordenação e direção.
Espera-se
alcançar todos os envolvidos no educar de nossos alunos, apresentando um
caminho que é diferente, porém estimulante e educativo. “As novas tecnologias
da informação não são simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos
a serem desenvolvidos” (CASTELLS, 2000, p. 51). O motivar é muito importante, e
cabe aos PROGETEC esta responsabilidade o fazer do uso da tecnologia na
educação já é uma necessidade inadiável, reconhecida por todo profissional do ensino
que anda atualizado com as últimas tendências na área. Dito isso, no entanto, é
preciso se dar conta de que a forma com que esse recurso deve ser empregado em
sala de aula nem sempre é clara, este Plano de Ação nos mostra que cabe ao
PROGETEC orientar e estimular o profissional no que se refere em como e onde
utilizar as ferramentas disponíveis no ambiente escolar.
Simplesmente usar ferramentas tecnológicas na escola, como fim em si
mesmas, não é bem o objetivo, concorda, pois sendo assim, vale a pena pesquisar
e experimentar para descobrir de que maneiras a tecnologia pode ser empregada
para melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia dos
professores.
11.
REFERÊNCIAS
|
2016, Projeto Político pedagógico,
Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva.
http://www.qedu.org.br/ ,acesso em Abril de 2016.
Avaliação institucional
externa,disponível em:
MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica
da Rede Estadual de Ensino. Secretaria de Estado de Educação. Campo Grande:
SED,2015
(CASTELLS, 2000, p. 51)
Nenhum comentário:
Postar um comentário